terça-feira, 16 de junho de 2009

Lições nº 31 e 32 - 16 de Junho de 2009

Sumário:

Entrega dos relatórios do projecto.
Auto-avaliação.

Lições nº 29 e 30 - 9 de Junho de 2009

Sumário:

Continuação da projecto em curso.

Lições nº 27 e 28 - 2 de Junho

Sumário:

Continuação do projecto da aula anterior.

Lições nº 25 e 26 - 26 de Maio de 2009

Sumário:

Continuação do projecto em curso.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Liçoes nº 23 e 24 - 19 de Maio de 2009

Sumário:

Inicio do projecto de Educação tecnológica feito com materiais recicláveis.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Lições nº 21 e 22 - 12 de Maio de 2009

Sumário:

Entrega das fichas de avaliação.
Início do projecto com materiais recicláveis.

Lições nº 19 e 20 - 28 de Abril de 2009

Sumário:

Realização das fichas de avaliação.
Apresentação dos trabalhos realizados.

terça-feira, 5 de maio de 2009

25 de Abril - Revolução dos Cravos

Revolução dos Cravos é o nome dado ao golpe de estado militar que derrubou, num só dia, sem grande resistência das forças leais ao governo - que cederam perante a revolta das forças armadas - o regime político que vigorava em Portugal desde 1926. O levantamento, também conhecido pelos portugueses como 25 de Abril, foi conduzido em 1974 pelos oficiais intermédios da hierarquia militar, na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial. Considera-se, em termos gerais, que esta revolução trouxe a liberdade ao povo português (denominando-se "Dia da Liberdade" o feriado instituído em Portugal para comemorar a revolução).

1º de Maio - Dia do trabalhador

No dia 1º de Maio de 1886, 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, nos Estados Unidos, em manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada para oito horas de trabalho, passando assim a celebrar-se o 1º de Maio como feriado.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Protocolo de Quioto

Protocolo de Quioto - Protocolo internacional que estabelece compromissos para a redução da emissão de Gases com Efeito de Estufa, considerados como a causa do aquecimento global. O Protocolo de Quioto prevê metas de redução de emissões de GEE para os países desenvolvidos, de 5% até 2012, em relação a 1990.

Lições nº 17 e 18 - 21 de Abril de 2009

Sumário:

Finalização dos trabalhos sobre empresas.
Visualização de Organigramas.
Revisões para o teste.

A Empresa

A empresa é uma organização de meios tecnicos, humanos e financeiros destinada a oferecer bens ou serviços para satisfazer as nessecidades das comunidades.

Palavras-chave:

-Matéria-prima: é o nome dado a um material que sirva de entrada para um sistema de produção qualquer.



-Sectores de actividades: Actividades Económicas que estão directamente relacionadas com a obtenção e transformação dos recursos natutrais e também com o fornecimento de serviços.

-Organigrama: é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização.



-Dimensão: Grandeza que associa a outras. Extensão em qualquer sentido.

Conteúdos:

Sector primário: Actividades que se dedicam à extracção de recursos naturais e à obtenção de alimentos e matérias primas.



Sector Secundário: Actividades que transformam os recursos naturais e outras matérias-primas em produtos mais eleborados.



Sector Terciário: Actividades que se dediacam à venda de produtos e à prestação de serviços.

Lições nº 15 e 16 - 14 de Abril de 2009

Sumário:

Trabalho sobre Empresas.

sábado, 11 de abril de 2009

Glossário de energias

Glossário de Energias

Aerogeradores - Sistema de produção de energia eléctrica com pás, que tem como fonte, a força do vento.

Alternador - é uma máquina que transforma energia mecânica em energia elétrica.

Biogás - Gás combustível produzido a partir de biomassa e / ou da fracção biodegradável de resíduos, que pode ser purificado até à qualidade do gás natural, para utilização como
biocombustível. O principal componente é o metano (CH4).

Biomassa - Matéria orgânica de origem animal ou vegetal que directamente ou por transformação natural ou artificial pode ser utilizada como fonte de energia. Exemplos: resíduos florestais, efluentes pecuários, resíduos agro-industriais, culturas energéticas, etc.

Camada de Ozono - Camada atmosférica que se situa entre os 20 e os 50 km acima da superfície da terrestre e que actua como um filtro, protegendo os organismos vivos dos raios solares ultravioletas.

Combustíveis fósseis - Fontes de energia não renováveis com origem em plantas e animais fossilizados e que se esgotam à medida que são utilizadas. Exemplos: carvão, petróleo, gás natural.

Combustível - É qualquer substância que reage com o oxigénio, com produção de calor e libertação de energia. Quioto, uma vez que representa 55% dos gases com efeito de estufa na atmosfera.

Central hidroeléctrica - é um complexo arquitectónico, um conjunto de obras e de equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio.

Efeito de estufa - Efeito pelo qual a radiação infravermelha ambiente é retida num espaço fechado. Uma cobertura de vidro ou de um outro material, transparente à radiação solar incidente, absorve a radiação infravermelha interna de maior comprimento de onda. No vazio metade da energia absorvida é reemitida para o espaço fechado.

Energia - Capacidade de realizar trabalho.

Energia eólica - Energia renovável que utiliza a força do vento para a produção de energia eléctrica.

Energia geotérmica - Energia disponível em forma de calor emitido do interior da crosta terrestre.

Energia hídrica - Energia que se obtém a partir do movimento da água.

Energia das marés - Aproveitamento energético do movimento das marés, resultantes da combinação de forças gravitacionais do sol e da lua e do movimento de rotação da terra, para a produção de energia eléctrica.

Energia das ondas - Aproveitamento energético do movimento das ondas, formadas pelo atrito do vento com a superfície oceânica, para a produção de energia eléctrica.

Energias renováveis - Fontes de energia inesgotáveis à escala humana cuja exploração não leva a libertação de resíduos poluentes para a atmosfera. Exemplos: energia eólica, solar, hídrica, etc.

Energia solar fotovoltáica - Energia proveniente da radiação solar que é transformada directamente em electricidade a partir de células de material semicondutor (células fotovoltáicas).

Energia solar passiva - Aproveitamento da energia solar sem que exista a utilização directa de equipamentos de conversão. Um bom exemplo, é o aproveitamento da radiação solar para o aquecimento de edifícios através da sua correcta localização e orientação.

Energia solar térmica - Energia proveniente da radiação solar que é transformada a partir de colectores solares em calor.

Energia nuclear – A energia nuclear consiste no uso controlado das reações nucleares para a obtenção de energia para realizar movimento, calor e geração de eletricidade.

Painéis solares fotovoltáicos - Dispositivos que utilizam o efeito fotovoltáico para converter a radiação solar em energia eléctrica. As células solares são o elemento de base dos módulos solares, que, associados, constituem os painéis fotovoltáicos.

Petróleo - Combustível líquido natural constituído essencialmente por hidrocarbonetos, e que pode ser encontrado em reservatórios em profundidade (ou no interior da crosta terrestre).

Protocolo de Quioto - Protocolo internacional que estabelece compromissos para a redução da emissão de Gases com Efeito de Estufa, considerados como a causa do aquecimento global. O Protocolo de Quioto prevê metas de redução de emissões de GEE para os países desenvolvidos, de 5% até 2012, em relação a 1990.

Recursos não renováveis - Recursos energéticos esgotáveis cuja formação demorou muitos milhões de anos. Estes recursos, uma vez utilizados, não podem ser renovados à escala da vida humana. Exemplo: os combustíveis fósseis, que actualmente são responsáveis pela maior parte da energia consumida pelo Homem.

Recursos Renováveis - Recurso que se reciclam rapidamente ou têm o poder de se propagar ou ser propagados. Podem ser utilizados de forma permanente sem se esgotarem (o sol, o vento, a água), se a taxa de utilização não superar a de renovação (a floresta, o calor da Terra).

Turbina - Equipamento que permite a conversão da energia mecânica e térmica contida num fluido em trabalho de eixo. A forma construtiva básica é a mesma para todos os tipos de turbinas: um rotor dotado de um certo número de pás, ligados a um eixo que gira. Podem ser usadas para a produção de electricidade e nesse caso estão ligadas a um gerador.

terça-feira, 24 de março de 2009

Liçoes nº 13 e 14 - 24 de Março de 2009

Sumario:

  • Auto-avaliação.

Liçoes nº 11 e 12 - 17 de Março de 2009

Sumario:

  • Realização de fichas do caderno de actividades sobre materiais.

terça-feira, 10 de março de 2009

Lições nº 9 e 10 - 10 de Março de 2009

Sumário:

  • Visualização de um video sobre energias renováveis.
  • Criação de um glossário sobre energias.

terça-feira, 3 de março de 2009

Lições nº 7 e 8 - 3 de Março de 2009

Sumário:

  • Finalização do trabalho sobre sistemas informaticos.

Lições nº 5 e 6- 17 de Fevreiro de 2009

Sumário :

  • Continuação do trabalho de sistemas informáticos.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Lições nº 3 e 4 - 10 de Fevereiro de 2009

Sumário:

  • Apresentação do Portfolio.
  • Trabalho em PowerPoint sobre sistemas informáticos

Lições nº 1 e 2 - 3 de Fevereiro de 2009

Sumário:

  • Planificação das aulas.
  • Criação dos grupos de trabalho.
  • Teste de diagnóstico.
  • Início da criação do blog.