sábado, 11 de abril de 2009

Glossário de energias

Glossário de Energias

Aerogeradores - Sistema de produção de energia eléctrica com pás, que tem como fonte, a força do vento.

Alternador - é uma máquina que transforma energia mecânica em energia elétrica.

Biogás - Gás combustível produzido a partir de biomassa e / ou da fracção biodegradável de resíduos, que pode ser purificado até à qualidade do gás natural, para utilização como
biocombustível. O principal componente é o metano (CH4).

Biomassa - Matéria orgânica de origem animal ou vegetal que directamente ou por transformação natural ou artificial pode ser utilizada como fonte de energia. Exemplos: resíduos florestais, efluentes pecuários, resíduos agro-industriais, culturas energéticas, etc.

Camada de Ozono - Camada atmosférica que se situa entre os 20 e os 50 km acima da superfície da terrestre e que actua como um filtro, protegendo os organismos vivos dos raios solares ultravioletas.

Combustíveis fósseis - Fontes de energia não renováveis com origem em plantas e animais fossilizados e que se esgotam à medida que são utilizadas. Exemplos: carvão, petróleo, gás natural.

Combustível - É qualquer substância que reage com o oxigénio, com produção de calor e libertação de energia. Quioto, uma vez que representa 55% dos gases com efeito de estufa na atmosfera.

Central hidroeléctrica - é um complexo arquitectónico, um conjunto de obras e de equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio.

Efeito de estufa - Efeito pelo qual a radiação infravermelha ambiente é retida num espaço fechado. Uma cobertura de vidro ou de um outro material, transparente à radiação solar incidente, absorve a radiação infravermelha interna de maior comprimento de onda. No vazio metade da energia absorvida é reemitida para o espaço fechado.

Energia - Capacidade de realizar trabalho.

Energia eólica - Energia renovável que utiliza a força do vento para a produção de energia eléctrica.

Energia geotérmica - Energia disponível em forma de calor emitido do interior da crosta terrestre.

Energia hídrica - Energia que se obtém a partir do movimento da água.

Energia das marés - Aproveitamento energético do movimento das marés, resultantes da combinação de forças gravitacionais do sol e da lua e do movimento de rotação da terra, para a produção de energia eléctrica.

Energia das ondas - Aproveitamento energético do movimento das ondas, formadas pelo atrito do vento com a superfície oceânica, para a produção de energia eléctrica.

Energias renováveis - Fontes de energia inesgotáveis à escala humana cuja exploração não leva a libertação de resíduos poluentes para a atmosfera. Exemplos: energia eólica, solar, hídrica, etc.

Energia solar fotovoltáica - Energia proveniente da radiação solar que é transformada directamente em electricidade a partir de células de material semicondutor (células fotovoltáicas).

Energia solar passiva - Aproveitamento da energia solar sem que exista a utilização directa de equipamentos de conversão. Um bom exemplo, é o aproveitamento da radiação solar para o aquecimento de edifícios através da sua correcta localização e orientação.

Energia solar térmica - Energia proveniente da radiação solar que é transformada a partir de colectores solares em calor.

Energia nuclear – A energia nuclear consiste no uso controlado das reações nucleares para a obtenção de energia para realizar movimento, calor e geração de eletricidade.

Painéis solares fotovoltáicos - Dispositivos que utilizam o efeito fotovoltáico para converter a radiação solar em energia eléctrica. As células solares são o elemento de base dos módulos solares, que, associados, constituem os painéis fotovoltáicos.

Petróleo - Combustível líquido natural constituído essencialmente por hidrocarbonetos, e que pode ser encontrado em reservatórios em profundidade (ou no interior da crosta terrestre).

Protocolo de Quioto - Protocolo internacional que estabelece compromissos para a redução da emissão de Gases com Efeito de Estufa, considerados como a causa do aquecimento global. O Protocolo de Quioto prevê metas de redução de emissões de GEE para os países desenvolvidos, de 5% até 2012, em relação a 1990.

Recursos não renováveis - Recursos energéticos esgotáveis cuja formação demorou muitos milhões de anos. Estes recursos, uma vez utilizados, não podem ser renovados à escala da vida humana. Exemplo: os combustíveis fósseis, que actualmente são responsáveis pela maior parte da energia consumida pelo Homem.

Recursos Renováveis - Recurso que se reciclam rapidamente ou têm o poder de se propagar ou ser propagados. Podem ser utilizados de forma permanente sem se esgotarem (o sol, o vento, a água), se a taxa de utilização não superar a de renovação (a floresta, o calor da Terra).

Turbina - Equipamento que permite a conversão da energia mecânica e térmica contida num fluido em trabalho de eixo. A forma construtiva básica é a mesma para todos os tipos de turbinas: um rotor dotado de um certo número de pás, ligados a um eixo que gira. Podem ser usadas para a produção de electricidade e nesse caso estão ligadas a um gerador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário